Marketing Pessoal: Construa sua marca pessoal

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Marketing Pessoal é uma estratégia muito útil que se baseia nas ferramentas do marketing digital para promover o indivíduo. Ou seja, ao invés de divulgar uma empresa e seus produtos, esse tipo de marketing é voltado para a imagem de um profissional.

Suas estratégias são muito úteis para chamar a atenção e influenciar a maneira que outras pessoas o enxergam.

Tal prática é essencial para fortalecer a imagem e a reputação da pessoa, pois é capaz de transformá-la em referência ou autoridade, além de influenciar seu público.

Para colocar esse tipo de marketing em prática, é necessário trabalhar diferentes técnicas, como produção de conteúdo e estratégias de posicionamento, para criar uma imagem diferenciada e influente.

O objetivo é explorar as habilidades do profissional, sua experiência e sua capacidade de fazer networking para promover sua imagem em diferentes canais, principalmente na internet.

Muitas pessoas fazem isso nas redes sociais, além de publicarem currículos e portfólios online. Mas para colocar o marketing pessoal em ação, é necessário compreendê-lo um pouco melhor.

Pensando nisso, este texto vai mostrar quais são os benefícios de construir uma marca pessoal forte, como definir o público e a persona, quais canais de comunicação usar e como criar conteúdo relevante.

Benefícios de construir uma marca forte

Construir uma marca pessoal forte é fundamental para aumentar a visibilidade do profissional e fazer com que tenha mais chances de ser contratado, formar uma parceria ou fechar um negócio.

Investir nessa construção é algo que está muito além de estar presente e se comunicar com possíveis contratantes e clientes. Na verdade, esse processo é fundamental por conta de benefícios como:

  • Constrói diferencial;
  • Amplia o alcance da mensagem;
  • Entrega valor;
  • Aproxima os clientes;
  • Melhora a reputação;
  • Gera autoridade.

Para um arquiteto especializado em acm fachada residencial, o grande motivo para investir em marketing pessoal é poder conquistar a confiança do público e compartilhar seus valores para alcançar oportunidade.

Da mesma forma como acontece com as empresas, saber cuidar da própria imagem é o caminho mais assertivo para conquistar clientes ou oportunidades e transformá-los em promotores do trabalho.

Como definir o público e a persona?

Para definir o público-alvo e a persona que o profissional pretende alcançar, a primeira coisa a se fazer é conhecer bem o mercado, e para isso, é fundamental investir em pesquisa.

Mais do que compreender as características do segmento de atuação, é necessário identificar fatores sociais, tecnológicos, culturais e ambientais que podem influenciar o desempenho pessoal.

O segundo passo é saber qual é o problema que se pretende resolver, afinal, assim como no caso das organizações, os profissionais oferecem seus serviços para atender uma demanda.

Por exemplo, se sua especialização é o trabalho com flange 100mm pvc, então o profissional precisa compreender qual é o perfil das pessoas que precisam desse tipo de solução.

A partir disso, fica mais fácil segmentar o público e afunilar suas características, sendo mais específico na maneira como os serviços atendem às necessidades dessas pessoas.

Só que também é muito importante pesquisar muito e coletar dados para obter características precisas sobre a audiência pessoal e se tornar mais assertivo com as estratégias de marketing.

Esse tipo de pesquisa pode ser realizada por meio de questionários e formulários online, que reúnem questões de múltipla escolha ou uma escala de notas para que as informações sejam mais dinâmicas.

Depois de coletar os dados, eles podem ser cruzados com as informações que o profissional consegue encontrar no Google Analytics.

Só então é possível definir o público, ou seja, compreender com quem a pessoa vai dialogar e quais são os benefícios que seus produtos e serviços oferecem.

A partir da pesquisa, é possível compreender alguns dados específicos da audiência, como idade, renda, estado civil, escolaridade, localização, perfil psicológico, ciclo de vida e assim por diante.

Canais para fortalecer a marca pessoal

Um profissional especializado em laudo PGR e PCMSO pode usar diferentes canais de comunicação para fortalecer sua marca pessoal, mas as redes sociais são as melhores opções.

Elas são muito boas para o marketing pessoal porque permitem interagir com outros usuários, gerar valor por meio do compartilhamento de conteúdo e expressar opiniões.

São canais que ampliam o alcance, a visibilidade e a influência, para criar bons relacionamentos, gerar confiança e fidelizar o público.

É necessário saber combinar marca pessoal e redes sociais para realmente alavancar a carreira e potencializar o alcance dos negócios, além do mais, é imprescindível saber usar as redes sociais, com base em uma boa estratégia e de maneira planejada.

Isso significa que o profissional deve criar bons conteúdos, com assuntos persuasivos e envolventes, além de saber se comunicar com a audiência, de modo a compreender suas dores, desejos e necessidades.

Se o indivíduo é especializado em revestimento de gesso desempenado sobre parede, então deve se posicionar como especialista para se tornar referência em seu segmento de mercado.

Como criar conteúdo relevante?

Tendo em vista que as redes sociais são o principal canal para qualquer profissional que queira investir em marketing pessoal, então ele também precisa saber como criar conteúdo relevante que será publicado nessas plataformas.

A primeira dica para fazer isso é entender o ambiente da ação, pois é difícil criar conteúdo para as redes sociais se o profissional não está familiarizado com esses canais.

É importante entender que eles possuem características próprias e que é necessário estar consciente sobre o modo como elas funcionam no ambiente.

Depois de compreender o canal, é o momento de definir a persona, e ela é proveniente do público-alvo do profissional.

A persona é um personagem semi fictício que representa as características do cliente ou do parceiro ideal, e é necessário defini-la para direcionar as estratégias de marketing.

Sem essa definição, não é possível usar uma linguagem assertiva e se aproximar do público que realmente pode se interessar pelas soluções oferecidas.

Depois de fazer isso, um fornecedor de cordão para crachá deve estabelecer um objetivo, pois é com base nele que vai mensurar a eficácia dos conteúdos.

Por exemplo, seu objetivo é conquistar uma vaga CLT, então todo tipo de conteúdo gerado precisa estar de acordo com esse propósito para que depois seja mensurado.

Só então o profissional pode começar a criar os materiais, sempre pensando em uma proposta de valor. Eles realmente devem ser relevantes para a audiência, ou seja, agregar alguma coisa para as pessoas.

Mas é importante lembrar que criar conteúdo é diferente de ficar falando o tempo todo sobre os produtos e serviços, muito pelo contrário.

Seu profissional quer divulgar seu negócio de lavagem de cortina rolo, não deve focar apenas nos serviços oferecidos, mas em falar sobre assuntos que interessam para sua audiência, por isso é tão importante conhecer a persona.

Por fim, é indispensável mensurar os resultados para saber se os conteúdos estão alcançando os objetivos profissionais, o que é feito por meio de métricas específicas, de acordo com o objetivo estabelecido.

Como mensurar o marketing pessoal?

Para mensurar os resultados obtidos com as estratégias de marketing pessoal, o profissional precisa considerar algumas métricas, e entre elas está o alcance.

É possível fazer isso em diferentes plataformas, como as redes sociais, sites de terceiros e mídia paga, visto que quanto maior o alcance, mais pessoas poderão ser alcançadas pelas mensagens, o que gera oportunidades de conversão.

Um fabricante de etiqueta adesiva redonda 5 cm também deve considerar o envolvimento, pois essa métrica trata de ações por parte do público, como curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques.

O envolvimento é um elemento essencial porque indica se as pessoas estão realmente interessadas no conteúdo e se propõem a interagir com ele.

Além do mais, é um indicador interessante porque mostra o quanto o público está envolvido com o profissional e se essas pessoas estão realmente propensas a comprar ou recomendar as soluções oferecidas.

Outra métrica importante é a conversão, visto que representa a quantidade de pessoas que realizaram a ação esperada pelo profissional depois de serem impactadas pela estratégia.

Por exemplo, ao visualizarem uma campanha de aluguel de endereço comercial, os consumidores podem visitar o site da empresa, preencher um formulário de contato ou até mesmo contratar o serviço.

Independentemente do tipo de conversão, essa métrica é essencial para mostrar a eficácia da estratégia em atrair pessoas interessadas.

Considerações finais

Assim como as empresas precisam divulgar seus produtos e serviços, os profissionais também precisam, e ainda devem destacar suas habilidades.

É justamente por isso que existe o marketing pessoal, elaborado por meio de estratégias que mostra um pouco sobre a capacidade profissional de uma pessoa.

É o melhor caminho para conquistar uma vaga de emprego, um parceiro ou até mesmo clientes, seja qual for o segmento de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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