Marketing Offline: a importância da comunicação off-line

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O desenvolvimento de novas tecnologias nem sempre exclui as mais tradicionais e, no mundo da comunicação empresarial, essa afirmação ganha ainda mais desdobramentos. Sendo assim, é crucial saber qual a importância do Marketing Offline.

A comunicação com o público é um fator determinante dentro dos mais diversos meios e isso tem a ver com a perspectiva de crescimento de qualquer empresa. Afinal, não há como vender mais sem o reconhecimento da marca pelo mercado.

Para garantir uma lógica de crescimento é essencial saber como garantir uma comunicação bem estabelecida com o mercado. Tanto é que é possível encontrar uma série de exemplos de comunicações estabelecidas nas mais diversas eras do mercado.

Seja em elementos mais antigos ou depois das revoluções industriais, garantir uma elaboração de destaque para uma companhia é um dos aspectos mais importantes para a conquista de um lugar ao sol dentro dos mais variados recursos.

Se uma empresa de portaria eletrônica estiver em busca de uma atração maior de clientes, é a comunicação empresarial o seu maior trunfo. Portanto, não há como ignorar o potencial de todos esses aspectos.

Esse é um ponto fundamental desde os primórdios do mundo empresarial e, com o surgimento do marketing, essa necessidade passou a ter um caráter estratégico.

A abordagem técnica de uma boa comunicação empresarial munida das tecnologias midiáticas mais diversas pode ser um dos pontos determinantes para a construção de qualquer elemento nesse sentido.

Nesse contexto, ao elaborar uma orientação de marketing, uma empresa especializada em locação lavadora de piso pode, em grande medida, entender como segmentar o seu mercado e ter uma construção mais objetiva dentro desses padrões.

Sendo assim, seja em dinâmicas analógicas ou digitais, a construção de uma boa campanha de marketing pode fazer toda diferença em um contexto de interação com o mercado.

 

O Marketing Offline ainda é relevante?

Com base em todos os avanços tecnológicos no mundo digital, torna-se cada vez mais comum a migração das estratégias de marketing das empresas para o universo digital. Isso tem a ver com uma série de padrões importantes dentro desses contextos.

Há, de fato, uma elevação do consumo nos padrões digitais e, portanto, uma série de estratégias precisam ser construídas dentro desses recursos para trazer uma adaptação aos novos contextos de consumo.

Esses recursos podem ser encarados como um impulsionador de uma nova cultura de consumo e, também, como uma possibilidade midiática inovadora. Ou seja, torna-se essencial se fazer presente no mundo digital.

Apesar disso tudo, o mundo do Marketing Offline ainda é bastante relevante. Isso porque ainda há um consumo massivo de mídias analógicas por parte do público e há uma diversidade bastante grande de elementos de impacto que o mundo digital não possui.

Seja do ponto de vista da relevância e da imersão em um contexto de comunicação mais localizada ou em uma orientação de impacto em público menos inseridos na internet, esses elementos são essenciais.

A construção de uma campanha offline, obviamente, não exclui a presença digital e a junção das duas perspectivas pode fazer toda diferença.

Portanto, seja um envelopamento de carros que funciona como um orientador de impacto natural ou um anúncio em redes sociais, todos os elementos são essenciais para conquistar o público onde quer que ele esteja.

 

Marketing Online e Offline: como se relacionam?

Apesar de serem tratados como ambientes antagônicos, as dinâmicas online e offline possuem um mesmo contexto. As duas buscam lidar com o público-alvo em toda sua complexidade.

Assim como, nos dias de hoje, uma empresa investe em uma série de plataformas digitais para conseguir dialogar com o cliente sob uma lógica omnichannel. A utilização dos recursos offline também lida com esses aspectos.

Diante das possibilidades de segmentação do marketing digital, por exemplo, é possível pensar em uma variedade de métodos de atração para uma dinâmica de compra in loco.

Da mesma forma que esses elementos são possíveis, o contrário também é. Ou seja, um evento, um mobiliário urbano ou um comercial de televisão pode levar as pessoas a se integrarem ao ambiente digital da empresa.

É muito comum, nos dias de hoje, encontrar QR codes em programas de televisão. Isso tem a ver, justamente, com essa necessidade de integrar uma mídia offline com a potencialidade do mundo digital.

Sendo assim, pode-se entender que há, de fato, uma integração entre o mundo digital e o analógico. Seja em uma pesquisa por coworking perto de mim em um mecanismo de busca ou em um QR code em um panfleto.

Estabelecer, então, uma integração desses recursos pode fazer toda diferença para qualquer empresa em busca de um impacto maior.

 

Mídias offline e a promoção das marcas

A presença massiva de uma marca em mídias offline sempre foi um fator crucial para garantir uma boa memória do cliente. Seja em um jingle no rádio ou em um comercial de televisão, todo mundo consegue lembrar de alguma publicidade que marcou.

Atualmente, as mídias analógicas conseguem manter uma lógica bastante similar, pois, como há um excesso de marcas no mundo digital, a presença delas fora desse ambiente pode surpreender o cliente.

Um patrocinador de time de futebol, por exemplo, pode levar um cliente a querer comprar materiais para a construção de uma fachada cortina de vidro em uma loja específica.

Entender, de modo geral, o potencial de promoção de marca das mídias analógicas é determinante para uma empresa. Por isso, o Marketing Offline tende a ser um dos pontos centrais para todas essas realizações.

 

Como o Marketing Offline incide no relacionamento?

Além de todos esses aspectos, o Marketing Offline consegue ter uma incidência bastante importante no relacionamento com o cliente.

Ao pensar em termos midiáticos mais tradicionais, esses elementos podem não ter tanto impacto, mas em um contexto mais personalizado, é possível pensar em algumas perspectivas importantes.

De modo geral, a construção do relacionamento com o cliente, por exemplo, em um evento pode ser determinante para essa interação mais direta.

Nesse sentido, os profissionais envolvidos nessa relação podem garantir uma orientação ainda mais sólida para uma lógica de longo prazo.

Um seminário de médicos pode ser o momento oportuno para uma empresa de equipamentos de radiologia convencional demonstrar os benefícios de seus produtos.

Já a segmentação trazida por um mobiliário urbano, sobretudo de um ponto de vista geográfico, pode atrair o cliente para uma loja e, com isso, criar um relacionamento com ele.

Esse último exemplo, inclusive, é bastante comum em estradas, pois os clientes conseguem ver o outdoor e, logo depois, sentem o ímpeto de ir à loja.

 

Como gerar e converter leads com o Marketing Offline?

Quando se fala em geração e conversão de leads, torna-se bastante importante entender como esses elementos interagem com o mundo digital. No entanto, esses aspectos funcionam, também, no mundo analógico.

O lead é um possível cliente que entra em uma plataforma empresarial, mas ainda não foi convertidos. Sendo assim, para vender mais nos dias de hoje, é preciso saber como criar meios de atrair e converter um lead.

Dessa forma, assim como uma pesquisa por inspeção veicular mais próximo consegue atrair o cliente para o ambiente analógico da empresa a partir de uma prática digital, o contrário também é possível.

Ou seja, para elaborar uma lógica de atração e conversão de leads a partir do mundo analógico, torna-se crucial seguir alguns passos:

 

  • Conhecer o público-alvo;
  • Criar campanhas chamativas;
  • Investir em segmentações;
  • Ater-se aos links e QR codes;
  • Relacionar-se de forma qualificada;
  • Definir abordagens personalizadas;
  • Integrar o mundo digital e o analógico.

Cada um desses aspectos podem fazer a diferença na hora de estabelecer uma conexão com o público-alvo e, por causa disso, é importante garantir uma integração de todas essas dinâmicas.

 

Formas de mensurar resultados do Marketing Offline

Com base no desenvolvimento do mundo digital, torna-se cada vez mais comum a presença de uma necessidade de se mensurar resultados de forma precisa. No entanto, as mídias analógicas não possuem esse mesmo tipo de orientação.

Por essa razão, é preciso saber como criar uma boa integração entre os universos de marketing. Assim, torna-se mais fácil mapear alguns resultados.

Se um cliente de uma loja especializada em estufa refrigerada pequena para o mercado B2B passou a ser um lead por conta de uma comunicação offline, isso precisa ser localizado para entender o grau de conversão dessa perspectiva.

Por isso, alguns questionários na pesquisa de satisfação podem ajudar. É bastante comum encontrar no mercado alguns questionários de \”como conheceu a empresa?\” e outros fatores importantes.

Além disso, é possível entender a origem do tráfego de um site a partir de um QR code específico ou dentro de um link de hotsite impresso em um panfleto.

 

Considerações finais

O desenvolvimento do marketing sempre foi um fator bastante importante para qualquer empresa. Seja do ponto de vista online ou offline, torna-se importante saber como lidar com esses pontos.

Com o passar dos anos, é claro, algumas ferramentas ganharam bastante destaque, sobretudo no mundo digital.

Saber como utilizar esses aspectos e, ao mesmo tempo, criar meios para integrá-los ao mundo analógico pode ser um fator determinante.

Por isso, cada passo dado precisa ser estabelecido a partir de uma lógica de integração e de implementação de métricas bem definidas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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