Você e a maioria das pessoas a sua volta muito provavelmente têm uma conta no Facebook. Não é a toa que essa é a a maior e mais famosa rede social do Brasil e do mundo. Com cerca de 2,2 bilhões de usuários ativos no mundo e 127 milhões no Brasil, o Facebook acabou se transformando em referência obrigatória para empresas que querem ter um mínimo de presença digital. Mais do que isso, acabou se transformando numa poderosa ferramenta para fazer negócios. Mas como fazer marketing no Facebook?
Dados da Social Media Examiner apontam que 93% das empresas presentes no Facebook de maneira ativa usam a plataforma para fazer negócio. São cerca de 3 milhões de empresas. Mas será que todas estão fazendo uso máximo dos recursos que a rede oferece?
Índice
O primeiro passo é para criar estratégicas de marketing no Facebook é organizar sua página. Escolha adequadamente uma foto de perfil, uma foto de capa e certifique-se de que as informações de contato estão atualizadas. Preste atenção também se a categoria da sua página está condizente com o que realmente é seu negócio. Aproveite, vá em configurações e cheque a URL de sua página no Facebook. Caso possível, edite ela para deixá-la o mais simples possível. Por exemplo, se sua empresa se chama Padaria Brasil, tente editar a URL para facebook.com/padariabrasil. Caso o endereço já exista, busque algo o mais próximo o possível disso.
Escolha uma linguagem adequada a ele. Aposte em postagens com fotos. O Facebook é uma rede bastante visual está mais do que provado que posts com fotos alcançam mais pessoas do que apenas texto ou texto com link.
Da mesma maneira, os vídeos também são muito mais visto e compartilhados do que postagens tradicionais no Facebook. Na hierarquia do alcance de público, as postagens em vídeos estão no topo, por isso é importante investir em criar conteúdo em vídeo para sua página. Investir em lives também pode ser uma boa, seja para transmitir um acontecimento, seja para conversar diretamente com seus seguidores.
Ainda falando em criação de conteúdo focado em marketing no Facebook, existe uma regra chamada 70-20-10. Ela basicamente diz que a página deve postar conteúdo original 70% do tempo, passar outros 20% do tempo fazendo curadoria e compartilhando conteúdo relevante para os interesses dos seus seguidores e os outros 10% do tempo devem ser investidos em conteúdo autopromocional. Obviamente isso não é uma receita de bolo que deve ser seguida à risca, mas a regra dos 70-20-10 dá um bom norteio na hora de se planejar a criação do conteúdo para a página.
Finalizando a questão do conteúdo, crie um calendário de postagens e cumpra ele. Se possível poste todo dia, mesmo que não seja conteúdo autoral. Dependendo do porte (e tipo) de seu negócio, talvez dê para postar várias vezes por dia. Quanto maior a frequência de postagens, mais chances de engajamento e de atingir uma parcela maior do público. Estude os melhores horários para postar, teste postagens em horários diferentes (pois elas provavelmente atingirão públicos diferentes).
O Facebook possui uma ferramenta completa para criação de anuncios pagos (Facebook Ads). Através dela é possível criar anúncios ou impulsionar publicações determinando o público-alvo, a faixa etária, a localização e as preferências dos usuários que serão impactados pelo que está sendo impulsionado. Também é possível definir o tempo que a publicação ficará no ar e qual será o valor vestido. A ferramenta de criação de anúncios no Facebook é prática e gera resultados rápidos, mas deve ser usada com moderação. Investir apenas em conteúdo patrocinado e não em geração orgânica (espontânea) de engajamento acabará fazendo com que sua página se torne “refém” do Facebook. Se o dinheiro para anúncios acabar, a página de seu negócio irá sofrer severamente.
Existem dois botões importantes para se fazer marketing no Facebook e eles estão localizados logo abaixo da capa de sua página: o primeiro pode ser “saiba mais” ou “comprar agora” e o segundo é o “enviar mensagem”. No “saiba mais/comprar agora” você pode direcionar os usuários diretamente para seu site, seja para apresentar sua empresa, seja para tentar vender seus produtos/serviços. Já o botão de enviar mensagem é um canal importante e direto de interação entre empresa e público. O próprio Facebook avisa os usuários se a página responde rapidamente ou demora para responder as mensagens. Procure sempre responder o mais rápido possível, de maneira clara e atenciosa. Isso gera percepções positivas nos usuários e, consequentemente, empatia pela marca.
Finalmente, o Facebook possui uma ferramenta completa de análise do desempenho de sua página. É o Facebook Insights. Nele é possível ver o tamanho do alcance de suas publicações e da página como um todo, de onde vêm os usuários e qual a faixa etária deles. O uso dessa ferramenta pode ser interessante para criar, manter ou redirecionar estratégias.
São muitos os detalhes que precisam ser analisados e cuidados quando se quer ter sucesso no facebook com sua página. Por isso, a melhor maneira de obter sucesso é contratando os serviços de uma agência de marketing especializada. Ela contará com os melhores profissionais para fazer a página de sua empresa no Facebook ser um sucesso.
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