Ao longo dos anos, a medicina passou a apresentar muitos recursos para obtenção de pacientes. Com isso, cada vez mais uma boa gestão de marketing em saúde passou a fazer diferença para profissionais.
Hoje em dia, é muito comum que médicos e clínicas tenham redes sociais para oferecer conteúdo de qualidade, tanto para informar quanto também para se tornarem conhecidos entre potenciais pacientes.
Por isso, é difícil falar em um profissional bem antenado que não tenha um site de sua clínica, bem como um perfil nas principais redes sociais. Alguns até mesmo lançam mão de alternativas divertidas, como realizar danças e participar de modas na internet.
Esse tipo de prática não fica restrita a médicos, até porque o marketing de saúde também tem relação com farmácias, laboratórios, hospitais, fisioterapeutas e demais profissionais que se dedicam a promover saúde e bem estar.
Hoje em dia, várias iniciativas podem ser consideradas no momento de realizar o marketing de saúde, como aluguel de quadra de tênis para promoção de campeonato beneficente para reverter a renda para tratamento de pessoas com alguma doença, por exemplo.
Mas, afinal, marketing em saúde se restringe a ter uma página em rede social e administrá-la? Na verdade, significa muito mais do que isso e ele tem uma gestão muito mais complexa para que traga bons resultados, e é o que será visto a seguir.
Índice
O marketing em saúde, em poucas palavras, significa buscar estratégias próprias para anunciar profissionais, serviços e estabelecidos que tenham relação com promoção de saúde, não necessariamente médicos e clínicas de alergia e dermatologia.
Na prática, significa lançar mão de estratégias que tenham maior aderência junto a um público que está procurando profissionais para o cuidado com saúde, ainda que não estejam doentes ou que sejam já pacientes.
Muitos podem se perguntar no que isso difere do marketing tradicional e qual o porquê de haver necessidade de uma gestão especializada em saúde. A razão disso é que, além de se tratar de uma área com regulamentação própria, o público também precisa de cautela.
Por exemplo, o uso inadequado de um carimbo empresarial já pode trazer sérias consequências para um profissional da área da saúde, seja ele da medicina ou não, uma vez que a receita médica é considerada um documento público.
Especialmente quando se fala em médicos, o Conselho Regional de Medicina pode ser notificado se uma estratégia de marketing for abusiva ou infringir o Código de Ética Médica, de qualquer outra forma,
Assim, o mesmo pode ser dito em relação a enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e a maioria de estabelecimentos que trabalham com promoção e atendimento de saúde, fazendo com que o marketing requeira maior cuidado nesses casos.
Outros pontos importantes são:
Esses são apenas alguns aspectos que precisam ser levados em consideração quando da realização da gestão do marketing em saúde, o que deixa claro a necessidade de contratação de profissionais experientes nesse ramo.
É possível, por exemplo, que um fisioterapeuta indique um vaporizador cabelo profissional com a finalidade de facilitar esforços de uma pessoa que está com um problema de saúde, mas não deve, jamais, oferecer diagnóstico sem conhecer o caso.
Por isso, o primeiro passo de uma estratégia de qualidade para o marketing em saúde é justamente selecionar profissionais que possam demonstrar a experiência e sabedoria na atuação junto à essa área.
Se o primeiro passo é descobrir quem será o profissional ou a empresa adequada para assumir a tarefa, outro passo é entender quais serão os canais adotados para o marketing em saúde, considerando também canais digitais.
A estratégia deverá ser coesa e garantir um custo benefício vantajoso, uma vez que, hoje em dia, ter um site e uma página em rede social pode não ser o suficiente para obter sucesso, aumentando o alcance do profissional ou estabelecimento.
É importante fazer mais, considerando até mesmo o uso de influenciadores e outros parceiros para ações como guest post, no qual o parceiro faz um post na rede social de outro, garantindo a visualização por um público diferente do acostumado.
É possível pensar em muitas formas para colocar em prática uma boa estratégia, desde fazer posts diários sobre doenças e exames até mesmo fazer um tour pelo consultório, laboratório ou clínica, mostrando todo o espaço com detalhes.
Se o público visado é de alta renda, por exemplo, mostrar um espaço com escada em mármore travertino fará com que os potenciais clientes se encantem. Esses são pontos que devem ser pensados no momento de colocar em prática a estratégia escolhida.
Entre os maiores benefícios do uso do marketing digital focado em saúde, está, sem dúvida, a chance de se comunicar diretamente com potenciais pacientes e clientes, seja qual for a atuação do profissional, serviço ou empresa da área da saúde.
Entre as diversas ações que podem e que devem ser colocadas em prática no momento de definir sua estratégia de marketing e realizar a gestão, a mais importante é construir relacionamentos duradouros com pacientes.
O primeiro ponto antes do início da estratégia é justamente entender quem são esses pacientes ideais e qual a melhor forma de chegar a eles.
O público-alvo deve ser definido entre as primeiras ações que envolvem o marketing em saúde porque norteará todo o resto da estratégia, desde os canais a serem usados até mesmo os horários que as ações devem ser implementadas.
Para tanto, o contexto deve ser mapeado, entendendo quem são os principais concorrentes e qual é o perfil de cliente que frequenta já o serviço oferecido, seja uma clínica, laboratório ou farmácia.
A descoberta do público ideal também impactará em decisões até mesmo de decoração, como escolher cortina persiana horizontal tecido ou focar em escolhas mais ligadas ao ambiente hospitalar.
Essas decisões comporão também o plano de ação e as métricas que deverão ser acompanhadas de perto na gestão de marketing de saúde.
Uma vez que já há uma definição de público e canais escolhidos, o estabelecimento de um plano de ação é fundamental, considerando quais objetivos devem ser alcançados e o que favorecerá a empresa ou profissional naquele momento.
Um laboratório que oferece uma caixa de lanche personalizada pode ter mais visitas ainda e ser preferido entre os concorrentes, por exemplo.
Por isso, é importante também considerar quais serão os objetivos da empresa. O foco é obter novos clientes? Fidelizar clientes atuais? Tornar a empresa ou profissional mais conhecido? Isso deve nortear as atitudes que serão tomadas.
Seja qual for o objetivo da estratégia de marketing, é importante considerar a reputação da empresa ou profissional. Assim, um ponto que deve ser trabalhado certamente é a confiança que os clientes poderão ter no profissional ou serviço oferecido.
A primeira ação para prática é a construção de uma reputação para o profissional ou o serviço, considerando que a área de saúde é extremamente delicada e, infelizmente, como qualquer outra, conta com profissionais pouco habilitados.
Uma vez escolhida como será feita a gestão de marketing, investir em ações que demonstrem a experiência, expertise e capacidade do profissional, equipe prestadora de serviço ou estabelecimento deve ser um dos pilares da estratégia.
Isso vale para qualquer serviço de qualquer área, desde uma farmácia centenária até mesmo uma loja de pintura automotiva. A reputação antecede o próprio negócio na visão dos potenciais clientes.
A gestão de marketing em saúde deve ser feita com cautela e profissionalismo, considerando que tem alguns aspectos sensíveis, e o principal deles é se tratar de saúde, tema importante e que deve ser tratado com seriedade.
Contudo, muitos profissionais têm conseguido ter bons resultados com o uso de redes sociais, fornecendo conhecimento e informações de forma leve e didática, obtendo novos pacientes e clientes.
O bom uso do marketing digital tem o poder de garantir que mais profissionais da área da saúde, desde médicos até mesmo seguradoras, farmácias e fornecedores, alcancem visibilidade, construam uma boa reputação e ampliem seus negócios.
Para tanto, é importante ter uma boa assessoria, que conheça o nicho, tenha habilidade em lidar com o público alvo e consiga estabelecer conexões entre os diversos canais hoje disponíveis para realização do marketing digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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