Inteligência Artificial é uma ciência que tem o propósito de estudar, desenvolver e utilizar máquinas capazes de realizar atividades humanas, de maneira totalmente autônoma e sem a necessidade de nenhum tipo de intervenção.
Ela também envolve o agrupamento de diferentes tecnologias, como sistemas de aprendizado, algoritmos e redes neurais artificiais, que simulam a capacidade humana relacionada ao aprendizado, tomadas de decisão e solução de problemas.
Também está relacionada ao machine learning, reconhecimento de voz e visão, entre outras tecnologias que podem ser aplicadas.
O maior objetivo da inteligência artificial é desenvolver máquinas que consigam operar com a mesma capacidade que os seres humanos.
Nos últimos anos, ela tem ganhado força e está transformando muitos setores, mudando completamente a maneira como as empresas realizam suas atividades.
O uso de inteligência artificial nas operações traz muitos benefícios para as organizações, aumentando sua eficiência, as tomadas de decisões, além de aprimorar a experiência do cliente.
Para compreender melhor o assunto, este artigo e mostrar como a inteligência artificial está redefinindo o marketing digital, quais são suas principais aplicações e por que ela é tão importante para personalizar o marketing.
Também vai explicar onde a inteligência artificial pode ser efetivamente aplicada no marketing digital e quais são as tendências dessa tecnologia no setor.
Índice
A inteligência artificial está redefinindo o marketing digital de muitas maneiras. Por meio dela, as organizações conseguem obter insights, com base nos dados dos clientes e melhorar as experiências do consumidor por meio de conteúdo personalizado.
É uma excelente tecnologia para minimizar erros provocados por falhas humanas, aumentar o gerenciamento de dados e melhorar o retorno sobre os investimentos.
Um fornecedor de pastel pronto congelado consegue obter muitos benefícios ao integrar a inteligência artificial ao marketing digital, como a possibilidade de criar conteúdo personalizado para os usuários.
A tecnologia também consegue reduzir erros humanos e melhorar a eficiência do fluxo de trabalho, o que ajuda os processos internos de qualquer tipo de negócio.
Existem algumas aplicações de inteligência artificial muito comuns no marketing digital. Uma delas é a recomendação de produtos e serviços, da mesma forma como fazem as plataformas de streaming.
O recurso ajuda a entender as preferências e hábitos do consumidor, recomendando soluções compatíveis com suas necessidades.
Outra possibilidade é a segmentação do público, e a maior vantagem dessa aplicação no marketing é poder otimizar as estratégias usadas pelo negócio.
Os algoritmos conseguem identificar as variáveis realmente importantes para definir a persona. Por exemplo, se uma pessoa está comprando produtos de beleza profissionais, a inteligência artificial entende que talvez esteja abrindo um salão de beleza.
Da mesma forma, aquele usuário que está pesquisando informações sobre berçario creche, começa a receber anúncios de instituições de ensino para crianças pequenas.
Além de ter mais assertividade na hora de oferecer produtos e serviços para os consumidores, a inteligência artificial no marketing também é muito boa para automatizar o atendimento.
O consumidor moderno está muito bem informado e uma de suas principais exigências é ter uma boa experiência, por meio de organizações que oferecem respostas rápidas e precisas.
A automação de atendimento por meio de chatbot permite que o consumidor entre em contato com a marca a qualquer momento e de qualquer lugar, podendo ser atendido sem ter que esperar o horário comercial.
Para as organizações, é uma forma de atender a essa demanda imediatista, falar com diversos usuários ao mesmo tempo e dispensar a necessidade de contratar profissionais para diferentes horários.
O uso de inteligência artificial nas estratégias de marketing já se mostrou como algo extremamente vantajoso para os negócios. Um dos maiores benefícios é personalizar e segmentar as estratégias, por meio de algoritmos avançados.
Com eles, um restaurante especializado em almoço de empresa consegue analisar uma grande quantidade de dados e identificar padrões de comportamento que vão embasar as campanhas.
Além da personalização, a tecnologia também é muito útil para automatizar tarefas repetitivas, como gestão de redes sociais e envio de e-mails, permitindo que os profissionais possam se dedicar a tarefas complexas e estratégicas.
A companhia consegue prever tendências e se antecipar às necessidades dos consumidores, com isso, se tornam pró-ativas em suas ações.
Existem algumas aplicações da inteligência artificial no marketing digital que são mais efetivas, entre elas estão:
A produção de conteúdo é uma das áreas mais interessantes para utilizar a inteligência artificial, visto que, hoje em dia, existem recursos que podem ser muito úteis para atrair visitantes.
Um fabricante de rastreador carros via satélite pode trabalhar com programas de escrita que escolhem os elementos de um conjunto de dados e humanizam o conteúdo.
Esses programas de redatores podem produzir materiais focados em dados, como relatórios de ganhos e dados de mercado.
A tecnologia também é muito útil para fazer a curadoria de conteúdos, algo fundamental para envolver os visitantes do site, por meio de materiais personalizados e relevantes.
As pesquisas por voz estão mudando as estratégias de otimização, e as organizações precisam acompanhar essa tendência. Marcas que trabalham nas buscas por meio do comando de voz conseguem resultados orgânicos e aumentam a intenção de compra.
Também é muito útil na compra de mídia programática, uma prática que utiliza o machine learning para direcionar anúncios personalizados e conquistar mais engajamento.
Por meio da inteligência artificial, é possível reconhecer sites questionáveis e remover os anúncios dessas plataformas.
Uma empresa de laudo de bombeiro para comércio também pode utilizar a inteligência artificial e o machine learning para que a equipe de vendas saiba o nível de maturidade de um potencial cliente e se vale a pena se dedicar a ele.
Essa informação é particularmente interessante para negócios B2B que possuem processos construtivos e de vendas, com negociações que levam muito tempo para finalizar.
Basicamente, a marca vai entrar em contato apenas com os leads mais relevantes, o que economiza o tempo da equipe comercial e ajuda a se concentrar naquilo que é realmente eficaz.
É interessante acompanhar as tendências da inteligência artificial aplicada ao marketing para extrair todo o potencial dessa tecnologia. Entre as principais estão:
O processamento de linguagem natural é uma tecnologia que está evoluindo muito. Ele permite que as máquinas compreendam a linguagem e respondam às interações de maneira mais precisa.
Nos próximos anos, uma empresa de manutenção telhados industriais poderá contar com recursos mais sofisticados, por meio de máquinas que entendem as nuances de linguagem, tais como jargões e gírias.
A inteligência artificial também pode ser usada para analisar uma grande quantidade de informações não estruturadas, identificar tendências e fornecer informações valiosas para a corporação.
A análise preditiva é uma estratégia que se baseia em dados históricos e algoritmos de machine learning para ter mais previsibilidade sobre resultados futuros.
A tendência é que se torne ainda mais precisa e sofisticada, possibilitando insights que vão embasar as decisões das empresas.
É possível utilizá-la para prever a demanda dos clientes, bem como ajustar a produção e o estoque de acordo com as necessidades das pessoas. Isso diminui os erros de produção e otimiza o uso de capital de giro.
Um fabricante de crachá de identificação educação infantil pode usar a internet das coisas e os sensores inteligentes para coletar dados em tempo real em relação ao comportamento dos clientes e eficiência operacional.
A partir de 2023, o uso de análise de dados será muito maior, fazendo com que as empresas tomem suas decisões rapidamente.
Isso porque a inteligência artificial pode ser usada para analisar uma grande quantidade de dados em tempo real e fornecer informações imediatas.
Um fabricante de persiana romana cascata pode usar recursos de reconhecimento facial para identificar seus clientes com mais facilidade e oferecer experiências personalizadas.
Por exemplo, quando o cliente entra em uma loja, é identificado pelos vendedores e estes podem oferecer produtos e recomendações baseadas no histórico de compras anterior.
Além disso, também é um excelente recurso para garantir a segurança e controlar o acesso em ambientes restritos.
A inteligência artificial, juntamente com outras tecnologias, é fundamental para compreender a jornada do cliente.
No marketing digital, ela ajuda a melhorar as estratégias, personalizá-las e direcioná-las para as pessoas certas.
Os profissionais conseguem obter as respostas que precisam sobre os consumidores, o que facilita as vendas.
A tendência é que ela seja cada vez mais aplicada nas estratégias de marketing digital, otimizando os resultados e os lucros da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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