O Inbound Marketing é uma estratégia que tem o objetivo de atrair, envolver e converter os consumidores em clientes de maneira orgânica.
Diferentemente do marketing tradicional, que costuma interromper o público com anúncios, como no caso das propagandas publicitárias na televisão, o também conhecido como marketing de atração cria conteúdo valioso para atrair as pessoas.
Sua metodologia se baseia nos pilares da atração, conversão, fechamento e encantamento. Na prática, primeiro a marca vai atrair visitantes por meio de conteúdos informativos e interessantes.
Em seguida, vai convertê-los em leads, ou potenciais clientes, ao coletar informações de contato. Somente então essas pessoas estarão prontas para comprar e serão convertidas em clientes.
No entanto, a estratégia não termina quando a venda é realizada, muito pelo contrário. Depois de vender, a empresa vai trabalhar com ações para encantar seus novos clientes, de modo que se sintam satisfeitos e sejam fidelizados.
O Inbound Marketing é muito importante porque os consumidores estão no controle do que consomem, e buscam informações sobre os produtos e serviços antes de comprar.
Com base nisso, este artigo vai mostrar como atrair o público-alvo para os canais da empresa, como construir relacionamentos com as pessoas nas redes sociais, como oferecer conteúdo relevante e valioso e como acompanhar o comportamento da audiência.
Índice
Atrair o público para o site e blog da marca depende de uma abordagem estratégica voltada para o desenvolvimento de materiais relevantes e em maneiras eficazes de promovê-los.
Em primeiro lugar, a empresa precisa identificar o perfil do público-alvo para saber quais são suas necessidades e interesses, e a partir disso desenvolver materiais que estejam de acordo com suas dúvidas e consigam solucionar possíveis problemas.
Em outras palavras, um conteúdo sobre aula de hidroginástica com bola deve ser uma fonte valiosa de informações.
Contudo, além da qualidade e da profundidade do material, é essencial usar estratégias de otimização para mecanismos de busca, ou SEO, para aumentar a visibilidade online.
Com essa prática, a companhia vai incorporar palavras-chave relevantes em seus conteúdos e assim ter mais chances de ser encontrada organicamente pelos buscadores. O propósito é aumentar o tráfego qualificado no site ou blog.
Além disso, é muito importante promover os conteúdos ativamente nas redes sociais, pois elas ajudam a aumentar o alcance e o engajamento. Ao longo do tempo, a organização vai construir uma comunidade digital.
O e-mail marketing também é uma excelente estratégia, principalmente com o envio de newsletters informativas, promoções e atualizações, que vão ajudar a manter um contato direto e próximo com a audiência da marca.
Uma companhia especializada em terraplenagem e escavação deve construir relacionamentos sólidos com o público-alvo nas redes sociais para que a marca tenha sucesso no ambiente digital.
Se a organização quiser atrair os usuários para seu site e blog, precisa conhecer sua audiência, e isso também se aplica na hora de construir um relacionamento promissor com as pessoas nas redes sociais.
Conhecer o público mostra um pouco mais sobre os interesses, preferências, desafios e outras características das pessoas, para só então criar conteúdos autênticos e relevantes para elas.
É primordial ter uma interação constante para criar conexões significativas, e isso se dá quando a empresa responde comentários, envia mensagens diretas e menciona os seguidores. Ela mostra que valoriza a opinião do público.
Outro ponto muito importante é compartilhar histórias autênticas e humanizadas da empresa, por exemplo, ao mostrar os bastidores, depoimentos de outros clientes e fazer até colaborações com os seguidores.
São ações que trazem sensação de proximidade, além de serem transparentes e autênticas para conquistar a confiança dos consumidores.
As redes sociais também são excelentes canais para criar enquetes, fazer perguntas e chamadas para ação que envolvem o público e ainda fornecem dados sobre suas preferências.
A marca pode até mesmo oferecer benefícios exclusivos, por meio de promoções, conteúdos e acesso antecipado aos produtos e lançamentos, pois isso fortalece o sentimento de pertencimento.
Saiba como oferecer conteúdo relevante
Uma entidade que oferece aluguel de touro mecânico para festa infantil precisa oferecer conteúdo relevante para o público para atrair, engajar e manter uma audiência fiel.
O primeiro passo é compreender as necessidades do público, além de compreender seus interesses e desafios. Em seguida, a empresa vai desenvolver sua persona, um personagem semi fictício que representa o cliente ideal.
A persona é muito útil porque mostra sobre as características e desafios dos seguidores e ajuda a criar conteúdos direcionados.
Os materiais criados pela marca precisam apresentar algumas características importantes, e entre as principais estão:
Os conteúdos precisam resolver problemas específicos do público, portanto, devem apresentar característica informativa e oferecer soluções que vão construir confiança e credibilidade.
Um negócio que faz locação de máquina de café empresarial deve variar os formatos dos conteúdos para atender diferentes preferências. Portanto, eles podem ser textos, vídeos, infográficos, podcasts, entre outras possibilidades.
Outro ponto muito importante é que estejam sempre atualizados, uma vez que as tendências e necessidades das pessoas podem mudar, o que exige adaptações contínuas.
Todas as informações sobre o comportamento dos usuários são úteis para personalizar os materiais, principalmente se a empresa tiver a intenção de fazer recomendações personalizadas e enviar mensagens direcionadas.
No entanto, também é imprescindível estar ativo nas redes sociais para conversar com os usuários. Essas plataformas também são muito úteis para responder comentários, participar de discussões e se atentar aos tópicos em alta.
A marca tem a opção de solicitar feedback regularmente e fazer os ajustes de acordo com a opinião dos usuários. Além disso, deve ir além de tópicos superficiais e se aprofundar em temas relevantes para a audiência.
Acompanhar o comportamento do público alvo é muito importante para ajustar as estratégias de marketing e permitir que as pessoas vivenciem uma experiência personalizada com a marca.
Hoje em dia, uma companhia de transporte fretado de passageiros pode usar ferramentas de análise da internet, como o Google Analytics, que ajudam a monitorar diferentes métricas, como tráfego, comportamentos e até a origem dos visitantes.
São informações muito úteis porque ajudam a compreender quais são as páginas mais visitadas, os conteúdos mais populares entre os usuários e quanto tempo eles permanecem no site da empresa.
As próprias redes sociais oferecem métricas que mostram muito sobre o desempenho das publicações, o nível de envolvimento do público e as tendências de crescimento dos seguidores.
A companhia pode monitorar comentários e interações diretas para ter uma visão mais ampla a respeito das preferências e opiniões de seus seguidores.
Um centro de auto peças para caminhões mais próximo tem a opção de implementar pesquisas e questionários para coletar feedback do público, e saber um pouco mais sobre suas necessidades, preferências e experiências.
Medir o sucesso do Inbound Marketing envolve alguns indicadores que mostram o impacto e a eficácia das estratégias usadas pela empresa. Além do mais, essas métricas são fundamentais para compreender o retorno sobre os investimentos.
Um dos principais indicadores é o tráfego do site, visto que ocorre um aumento significativo no número de visitantes e isso aumenta a visibilidade online, por outro lado, a origem do tráfego mostra a eficácia de diferentes fontes.
Para atrair visitantes, uma entidade especializada em análise de água para fins de irrigação pode investir em pesquisa orgânica, e-mail marketing, redes sociais, entre outras ações do tipo.
Uma das coisas mais fundamentais para as marcas é gerar leads, por essa razão, devem acompanhar a quantidade e a qualidade dos leads capturados para saber o nível de atratividade do seu conteúdo e a eficácia das chamadas para ação.
Por fim, é imprescindível acompanhar as conversões, pois essa métrica mostra muito sobre o sucesso do marketing de atração.
Analisar o funil de conversão ajuda a identificar gargalos e a melhorar os processos que vão converter ainda mais clientes.
Porém, não se pode esquecer de acompanhar o engajamento nas redes sociais e a interação com o conteúdo, o que um fabricante de cortina rolo para varanda gourmet pode fazer ao analisar compartilhamentos, comentários e menções.
Esses dados mostram muito sobre a receptividade do público e ajudam a construir uma comunidade online em torno da marca.
O Inbound Marketing é uma estratégia dinâmica e eficaz para estabelecer uma conexão autêntica com o público.
Por meio de conteúdos relevantes, a organização consegue otimizar a visibilidade online e nutrir relacionamentos. A empresa consegue não apenas atrair as pessoas, mas também convertê-las e encantá-las.
Além de implementar estratégias bem elaboradas, elas precisam ser acompanhadas por meio das métricas certas, para que o Inbound Marketing de fato seja uma ferramenta de crescimento e fidelização de clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Agência de marketing digital em SP , especializada nos mais modernos recursos de marketing digital do mercado. Possui uma equipe altamente gabaritada , com anos de experiência em marketing e marketing digital. Uma equipe que veste a camisa de verdade e está acostumada a buscar resultados surpreendentes para clientes do mais variados segmentos. Marketing Digital para médicos, advogados, pequenas e médias empresas de diversos setores do mercado.
Somos a M.SEO, a sua agência de marketing Digital de SP.
Conheça nossos Principais serviços:
Deixe essas rápidas informações abaixo.