Marketing Digital é uma maneira de divulgar marcas, produtos e serviços, usando canais na internet. Para fazer essa divulgação, os recursos usados são e-mail, redes sociais, anúncios, entre outras.
Ele surgiu conforme a internet evoluiu, pois houve uma expansão do acesso ao mundo virtual, transformando o marketing digital em uma ferramenta essencial para o crescimento dos negócios.
Nos anos 1990, a internet ainda era uma novidade e não eram todas as marcas que faziam uso dos canais digitais para promover seus produtos e serviços. Isso porque o público em massa ainda não estava presente e não existiam tantos canais.
Por conta disso, era muito mais comum ficar sabendo sobre novidades e lançamentos em canais offline, como a TV, o rádio, jornais e revistas. Mas isso mudou depois que o mundo passou a ter acesso à internet em larga escala.
A banda larga democratizou esse acesso e a chegada dos smartphones fez com que as pessoas ficassem cada vez mais conectadas, logo, as marcas perceberam a necessidade de estar no mesmo ambiente.
Mas para fazer um bom planejamento, é necessário conhecer as principais estratégias de marketing digital, como defini-las e impulsioná-las, como aumentar os resultados, os objetivos do marketing e suas etapas, e é sobre isso que o artigo vai falar.
Estratégias mais relevantes
O marketing digital é feito por diversas estratégias importantes, entretanto, existem algumas que não podem faltar no planejamento. São elas:
Inbound Marketing;
Marketing de conteúdo;
SEO;
Google Ads.
Também conhecido como marketing de atração, o propósito do Inbound Marketing é criar uma relação com o cliente e fidelizá-lo.
Para isso, uma loja de móveis para quarto planejado solteiro com escrivaninha precisa compreender o perfil do público e o comportamento do consumidor.
Dentro do Inbound Marketing está o marketing de conteúdo, uma das estratégias mais trabalhadas nos últimos anos. Seu objetivo é divulgar materiais que ajudam a educar o público e a esclarecer dúvidas das pessoas em seu dia a dia.
A marca pode criar materiais de vários formatos, como textos para blogs, vídeos, áudios, imagens, entre outras possibilidades.
Mas para que esses conteúdos alcancem uma boa quantidade de usuários que sejam encontrados nos mecanismos de busca, a companhia precisa investir em SEO (Search Engine Optimization).
Essas ações também melhoram as páginas para que elas sejam bem posicionadas nos resultados de pesquisa, e entre as principais está o uso de uma palavra-chave.
A palavra-chave é o termo que o usuário utiliza para pesquisar sobre um assunto e ela deve estar presente no texto, na página, na URL e em outras partes, dentro do contexto.
Quando uma loja de móveis planejados área de serviço investe em SEO, está usando uma estratégia orgânica, mas também precisa investir em estratégias pagas, como o Google Ads.
Outras opções são o Facebook e o Instagram Ads, e todos eles servem como plataformas de anúncios que alcançam resultados rapidamente e aumentam as chances de conversão.
Incrementando valor às estratégias
Para definir as estratégias de marketing digital é impulsioná-las, a primeira coisa é entender as características do público que a marca pretende alcançar.
É indispensável saber quem são os potenciais clientes, quais são seus interesses e suas necessidades e de que maneira lidar com eles da melhor forma.
Depois de saber qual é o público, a organização vai conseguir planejar seu objetivo e eles podem ir além de ganhos financeiros. O planejamento é uma etapa importante porque vai estabelecer o passo a passo para alcançar o resultado.
Com base nisso, a companhia vai conseguir determinar o orçamento disponível, pois para trabalhar com marketing digital, também é necessário investir, embora ele seja financeiramente mais acessível.
A organização precisa trabalhar dentro desses limites para não prejudicar o orçamento e mesmo assim conseguir alcançar seu propósito.
Com base no orçamento, um fabricante de malha pop galvanizada saberá quais canais deve utilizar e quais estratégias serão trabalhadas por meio deles, como e-mail marketing, criação de conteúdo, publicações nas redes sociais e anúncios pagos.
Como se aprimoram os resultados obtidos?
Os resultados podem ser melhorados se a organização souber aproveitar as ferramentas certas, como no caso das plataformas de automação que otimizam as tarefas do dia a dia.
O consumidor deve ser o foco dessas ações e elas precisam acompanhar as mudanças no comportamento dessas pessoas. Conhecer o público é imprescindível para criar um relacionamento, independentemente do canal usado.
Uma das formas de obter esse conhecimento é por meio das pesquisas de satisfação e as pesquisas de mercado.
A análise de dados ajuda a compreender a performance das estratégias e mensurar os resultados obtidos com as ações. É um investimento muito importante para saber quais anúncios mais convertem, as melhores chamadas para ação, entre outras questões.
Por fim, as clínicas veterinárias devem otimizar as estratégias de marketing digital, acompanhando as métricas para descobrir como está o desempenho das ações, identificar oportunidades e saber aquilo que traz os melhores resultados.
Objetivos ao se definir uma estratégia de marketing digital
Os objetivos do marketing digital estão relacionados à etapa da jornada de compra, que são reconhecimento, consideração e decisão.
Em cada etapa, existem objetivos mais viáveis, por exemplo, na etapa da consideração, os 4 principais objetivos do marketing são gerar visitas para o site, aumentar o engajamento com a publicação, divulgar ofertas e aumentar os seguidores.
Gerar visitas para o site é fundamental para que o negócio se torne mais conhecido e conquiste um bom posicionamento nos resultados de pesquisa. Além disso, também é no site que ele oferece seus produtos e serviços.
Aumentar o engajamento com a publicação também é importante para que a empresa consiga gerar leads e inseri-los no funil de vendas.
A partir disso, um negócio especializado em conversão placa mercosul terá mais facilidade para divulgar cupom de oferta e até aumentar os seguidores de sua marca ou de um evento que está sendo realizado por ela.
Fases e etapas
É importante entender que as etapas do marketing digital podem mudar de uma empresa para outra, considerando o tipo de produto ou serviço oferecido.
Alguns gestores e empreendedores cometem o erro de acreditar que, a partir do momento em que o negócio possui perfis nas redes sociais, um site institucional e um blog, a única coisa que precisam fazer é começar a postar.
Mas a verdade é que essas ações só vão funcionar se forem colocadas dentro de uma estratégia de marketing, e ela é feita por meio de 5 etapas importantes.
Uma delas é a análise da situação e ela está relacionada ao ponto de partida, situação atual do negócio, número de seguidores, seu alcance, quantidade de assinantes, entre outras características.
A segunda etapa é o objetivo, e um fabricante de cervejeira embutida precisa estar atento a ele porque deve estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazos, pois eles se concentram no aumento das vendas.
Os objetivos também podem considerar economia de custos, maneiras de agregar valor aos usuários e como fidelizar clientes.
A terceira etapa envolve as estratégias, ou seja, a definição de uma ou mais estratégias que devem ser seguidas para alcançar os objetivos, e devem ser consideradas como um ponto fundamental no planejamento.
Geralmente, as organizações trabalham com estratégias de posicionamento, criação de conteúdo e ações de comunicação digital, assim, conseguem estabelecer um planejamento de marketing mais completo.
A quarta etapa que deve ser trabalhada por um fabricante de espelho banheiro sob medida é a implementação da estratégia definida. O negócio precisa saber quais fatores devem ser considerados para implementar uma estratégia.
Algumas organizações preferem trabalhar com newsletter, outras fazem melhorias em suas plataformas e-commerce, outras investem em SEO, assim como unem todas essas possibilidades em seu planejamento.
Vale dizer que a implementação da estratégia considera todos os recursos necessários para alcançar o objetivo proposto, desde que estejam dentro de um contexto e alinhados àquilo que o negócio quer alcançar.
Por fim, a quinta etapa que um pet shop de banho e tosa precisa trabalhar é o controle, visto que fazer o controle frequente das ações aumenta sua eficácia.
Isso é feito por meio de métricas e indicadores chave de desempenho (KPI) que mostram se a organização está alcançando seus objetivos.
Considerações finais
Investir em marketing digital deixou de ser um diferencial para se transformar em necessidade, visto que as pessoas estão cada vez mais conectadas e até mesmo as vendas virtuais aumentaram consideravelmente nos últimos anos.
Mas os negócios só conseguem alcançar bons resultados quando conhecem o funcionamento das ações digitais e as melhores estratégias disponíveis.
É assim que vão divulgar sua marca, produtos e serviços para as pessoas certas e acertar em cheio seus objetivos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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