Pensar em uma boa estratégia de SEO é fundamental para qualquer empresa hoje em dia, pois ele reúne técnicas usadas para que o site da marca alcance bons resultados nas pesquisas feitas no Google e em outros buscadores.
O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos, e um dos hábitos que mais se destacam é pesquisar produtos e serviços na internet, antes de comprar. Quando a empresa não aparece bem posicionada, perde oportunidades.
Isso acontece porque os usuários costumam acessar apenas os primeiros links presentes na primeira página, pois eles sabem que o Google sempre oferece as melhores opções entre os primeiros lugares.
A internet é o principal meio de comunicação e seus canais ajudam a divulgar produtos e serviços dos mais variados tipos. Se isso é importante para empresas tradicionais, torna-se crucial para as plataformas e-commerce.
Esse tipo de negócio vende produtos pela internet, portanto, nada mais justo do que estar bem posicionado nas pesquisas digitais.
Pensando nisso, neste artigo, será possível entender o conceito de SEO, o que é SEO para e-commerce, a importância dele para o comércio eletrônico, suas principais estratégias e saber algumas dicas.
Índice
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de ações que têm como objetivo melhorar as páginas de um site para que ele apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.
Quando uma página é publicada na internet, o Google procura indexá-la, de modo que seja encontrada com base nos assuntos que aborda. Só que todos os dias, milhares de páginas são publicadas na internet e todas querem uma boa posição.
Por exemplo, se o usuário pesquisar o termo coworking perto de mim, o Google vai elencar todas as páginas na internet que falam sobre o assunto, por ordem de relevância.
No entanto, além da relevância do conteúdo, ele analisa outros critérios importantes para a pesquisa do usuário, dentre elas:
Existem muitos outros aspectos que são analisados pelos buscadores, e as estratégias de SEO procuram atender a todos eles, para que a página seja boa o suficiente e apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.
Como já se sabe, SEO é um conjunto de ações que facilita a identificação de um site pelos buscadores, fazendo com que sua página seja boa o suficiente para alcançar uma boa posição.
Dentro de uma loja virtual, a estratégia permite que os buscadores façam a indexação da plataforma nos resultados de pesquisa, toda vez que algum usuário pesquisar algum produto ou serviço oferecido por ela.
Uma loja online que vende touca de copeira precisa garantir que as pessoas acessem seu site, mas os anúncios não são a única fonte de tráfego que existe.
Quando o usuário pesquisa por um produto específico e a plataforma oferece a mercadoria dentro de um site otimizado, vai conseguir aparecer entre os primeiros resultados.
Depois de entender o conceito de SEO para e-commerce, fica mais fácil compreender a importância desse mecanismo para as lojas virtuais.
De acordo com uma pesquisa conhecida como SEO Trends, as lojas virtuais do Brasil que investem nesse tipo de pesquisa conseguem atrair quase 14 vezes mais visitantes e quase seis vezes mais clientes.
É uma ação que consegue baratear o custo de aquisição de clientes e atrair visitantes para a loja virtual, por causa disso, aumenta o potencial de conversão em vendas.
Por meio dela, o negócio atrai tráfego orgânico sem precisar investir em anúncios, ganha autoridade no mercado, fica à frente dos concorrentes nos mecanismos de busca e gera tráfego qualificado.
Para uma empresa de serviço de copeira e garçom, atrair tráfego qualificado é fundamental porque ele é formado por visitantes realmente interessados no conteúdo e com potencial para se tornarem clientes.
Para alcançar todo o potencial que a metodologia oferece, é essencial saber colocar suas principais estratégias em prática. São elas:
A jornada de compra representa todo o caminho que o cliente percorre, desde o momento em que conhece a marca até a conclusão do pedido.
Ele começa com a descoberta do produto, atrai o cliente, trabalha a etapa de compra e, então, finaliza a aquisição. Em cada uma dessas fases, é fundamental que a plataforma e-commerce apresente dados relevantes.
As páginas que exibem os produtos precisam apresentar boas descrições, formas de uso, benefícios da mercadoria, imagens de qualidade, informações técnicas e avaliações de outros clientes.
As citações são importantes para os algoritmos e ajudam a fazer o ranqueamento do site à frente dos concorrentes. Trata-se de uma menção do nome do site em uma página externa, podendo ser um link ou não, visto que ambos são vantajosos.
Para uma empresa de lavagem a seco de cortinas, a citação é ainda mais vantajosa se o outro domínio for relevante, depois ele será capaz de conferir mais autoridade para o site.
Uma loja virtual precisa de uma rede de links, tanto internos quanto externos, para que ela possa ter mais autoridade na internet.
A estratégia em questão é conhecida como link building e é capaz de elevar o ranqueamento orgânico, aumentando o tráfego dentro do site.
A relevância da página aumenta porque ela é indicada por outras plataformas, isso acaba fazendo com que seja vista de maneira confiável e referência naquilo que faz.
Também é muito importante apontar links para endereços externos sem se esquecer de que eles precisam ser direcionados para páginas de qualidade.
Assim como uma companhia de terceirização de copa, a plataforma e-commerce pode investir em outras estratégias de SEO para ranquear bem nos resultados de pesquisa. Algumas dicas, para isso, são:
Todas as páginas precisam ter um título adequado para alcançar um ranqueamento elevado, e ele precisa contar com as palavras-chave certas.
A otimização também ajuda nesse ponto, em uma das formas de otimizar o título é usar entre sessenta e setenta caracteres, para que ele possa ser exibido nos resultados do Google.
Meta description nada mais é do que a descrição do conteúdo e vai aparecer no título da página nos resultados de pesquisa, motivando o usuário a clicar no link.
Embora a estratégia seja voltada para o cliente, é crucial para o SEO da página. Se ela não for boa o suficiente, talvez o usuário não se interesse em clicar no link, mas se clicar, também pode sair rapidamente.
Alguém que está pesquisando sobre máquina de café expresso para empresa deseja encontrar páginas com assuntos relacionados a isso, e é com base na meta description que o usuário vai decidir se clica ou não.
Se ele sai rapidamente da página, isso acaba aumentando as taxas de rejeição, consequentemente, o Google acredita que a página não é relevante, o que prejudica seu posicionamento.
URL é o endereço do site e outro elemento fundamental para as estratégias de SEO. Ele ajuda os buscadores a encontrar a página com mais facilidade e interpretar o assunto abordado por ela.
Essa lógica também se aplica aos usuários, então, se a URL de uma fábrica de sacola de papel colorida personalizada for compreensível, contar com a palavra-chave e traduzir o que está sendo vendido, será mais fácil de ser encontrada.
A sistematização e a maneira como o site é organizado afeta sua posição nos resultados de pesquisa, por isso, é indispensável estruturar os links.
A linkagem interna gera mais relevância para a página e ajuda os usuários a encontrá-la. Uma forma de organizar os links é colocar um deles na página principal, que vai levar os visitantes para outras seções do site.
O ideal é que todas as páginas do site de uma loja de móveis especializada em mesa de escritório planejada estejam a poucos cliques da homepage. Isso acaba tornando a navegação no e-commerce mais fácil e melhora o SEO.
Ao mesmo tempo em que a internet trouxe muitas facilidades para as empresas, também aumentou a concorrência entre as marcas. Com isso em vista, é fundamental saber melhorar a plataforma para que ela seja facilmente encontrada.
Embora os anúncios pagos sejam capazes de trazer resultados imediatos, nada se compara à durabilidade das estratégias orgânicas, e o SEO é uma prova disso.
Investir nessas ações é crucial para que a loja virtual consiga se destacar nos resultados de pesquisa e atrair visitantes qualificados, que futuramente serão seus clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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