Dicas de SEO para o plano de marketing digital do seu consultório

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Dicas de SEO para médicos: Utilizando boas estratégias de marketing e dicas de SEO é possível se destacar na sua área de atuação e obter ótimos resultados. O SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, tem um papel fundamental para conquistar autoridade online.

 

Sendo assim, para o seu negócio ter uma boa visibilidade online, é necessário conhecer algumas dicas e saber como colocá-las em prática é um jeito de se destacar e conquistar a sonhada primeira página do Google.

 

O que é SEO?

O SEO é um conjunto de estratégias de otimização de blogs, sites e páginas na web que visa melhorar o posicionamento dos resultados orgânicos nos buscadores ao gerar autoridade e tráfego no digital.

 

Diariamente, milhares de pessoas realizam pesquisas nos motores de busca, principalmente o Google, visando encontrar respostas para as suas dúvidas que podem ser as mais diversas, desde como funciona a balança comercial até quanto custa determinado produto ou serviço.

 

Os usuários estão sempre em busca dos produtos e serviços bem avaliados, vídeos divertidos e até explicações, por exemplo, para a teoria da evolução.

 

A cada pesquisa feita, o Google e outros buscadores procuram sempre organizar os conteúdos em um formato de ranking para oferecer sempre as melhores respostas nas primeiras posições.

 

Sendo assim, cada pesquisa feita pelos usuários representa uma oportunidade para o seu negócio oferecer a melhor resposta para as pessoas que realizam as buscas.

 

Dessa forma, você tem mais oportunidades de ter mais cliques e visibilidade, ganhar mais tráfego orgânico e com isso ter mais resultados com a sua presença online.

 

Para tudo isso acontecer, é necessário mostrar ao Google ou outro buscador que você tem a melhor resposta aos usuários e que merece estar nas primeiras posições das páginas de resposta a chamada SERP (Search Engine Results Page).

 

Isso não significa que basta ter um bom conteúdo, mas é necessário oferecer uma boa usabilidade, conquistar a autoridade do mercado e proporcionar aos usuários uma boa leitura das páginas do Google.

 

É neste e em outros pontos que se vê uma estratégia de SEO, técnica que pode ser implementada em uma empresa de centro de usinagem.

 

O SEO é também uma parte do SEM (Search Engine Marketing), que engloba diversos tipos de estratégias para os mecanismos de busca, inclusive links patrocinados e a criação de anúncios pagos.

 

No entanto, o SEO são apenas estratégias orgânicas que não envolvem a compra de mídia. Desta forma, há um aumento do ROI (Retorno Sobre Investimento) e redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes), estes que costumam ser resultados comuns do SEO.

 

O Google e outros buscadores privilegiam sites mais qualificados e para isso, exigem os seguintes requisitos:

 

  • Produção de conteúdos de qualidade;
  • Utilização de palavras-chave de modo estratégico;
  • Velocidade de carregamento das páginas;
  • Sites responsivos (que se adaptam a diferentes dispositivos móveis).

 

Esses são requisitos válidos para uma página especializada em aluguel de empilhadeira, de venda de produtos, entre outras.

 

O que é SEO com foco médico?

O SEO são técnicas focadas na otimização para os motores de busca, ou seja, são técnicas que ajudam a manter as páginas bem posicionadas nos mecanismos de pesquisa.

 

Os profissionais da medicina, independente da sua área de especialização, podem implementar as estratégias de SEO no seu site ou blog, na elaboração de conteúdos, entre outras possibilidades. 

 

É deste modo, que a página pode influenciar positivamente os algoritmos da plataforma de busca.

 

O SEO ajuda os profissionais da área da saúde de várias maneiras a melhorar os seus resultados, pois toda vez que uma página é publicada na internet, ela é indexada as outras páginas que estão presentes nos buscadores.

 

A meta é fazer com que ela seja exibida toda vez que pesquisas relacionadas ao seu conteúdo forem realizadas. No entanto, diariamente são publicadas milhares de páginas novas.

 

Se você pesquisar sobre qualquer assunto no Google, por exemplo, uma churrasqueira pré moldada, encontrará diversos resultados divididos em diversas páginas.

 

Para obtê-las, ele utiliza diversos critérios que ao serem seguidos, pode garantir que o seu site ou blog do consultório médico, alcance as primeiras posições dos resultados de pesquisa.

 

Quanto mais critérios as páginas atenderem, maiores são as chances de ficar no topo do ranking. Os usuários sabem que os sites que estão nas primeiras posições costumam ser os mais confiáveis e completos.

 

Os bem posicionados costumam responder diretamente às questões pesquisadas e por este motivo, dificilmente, as pessoas procuram outras páginas. Isto posto, se o site da sua clínica não estiver bem ranqueado, terá poucas chances de atrair novos pacientes/clientes.

 

Com o crescimento do acesso à internet, as pessoas têm um comportamento de consumo muito diferente dos últimos anos. Hoje, os usuários realizam pesquisas nas ferramentas de busca, antes de tomar uma decisão.

 

Isso não se aplica apenas para produtos e serviços, mas também às soluções oferecidas pelos profissionais de saúde.

 

Antes de decidir por um médico, os usuários costumam perguntar a opinião de outros pacientes, além de analisar a forma como ele se apresenta nas redes sociais, no seu site profissional e outras plataformas digitais.

 

Se um hospital ou clínica utiliza as estratégias de SEO, por exemplo, será encontrada com mais facilidade por uma grande quantidade de pessoas, algo que potencializa os resultados do marketing digital.

 

Isto posto, conhecer algumas dicas práticas que podem ajudar a melhorar o marketing do seu negócio é o caminho para obter ótimos resultados. 

 

E o interessante é que essas dicas podem ser utilizadas na área médica, mas nada impedem de serem adaptadas para uma empresa fabricante de cordoalha de aço, entre outras.

 

Dicas de SEO que podem ser utilizadas para o marketing digital de consultórios médicos

Quando o assunto é divulgação de serviços, os profissionais da saúde podem ter algumas limitações, mas as estratégias de SEO são fáceis de serem implementadas.

 

As principais são:

Uso de palavras-chave primárias e secundárias

Para garantir a eficiência das estratégias de SEO é fundamental saber utilizar as palavras-chave corretamente. Um conteúdo de qualidade possui palavras-chave primárias e secundárias, posicionadas estrategicamente.

 

Por exemplo, um fabricante de chaves de segurança pode usar suas palavras-chave principais como foco de landing page. Essa é uma dica válida para o marketing do seu consultório médico.

 

Uma boa descrição, por exemplo, mostrando do que se trata a página pode conseguir conectá-la ao que é realmente feito no seu consultório.

 

Resumidamente, a palavra-chave principal deve ser o foco do conteúdo. Já as palavras-chave secundárias, elas podem servir de apoio à palavra principal e revelar mais detalhes a respeito do assunto abordado no conteúdo.

 

Ao inserir as palavras naturalmente, isso pode ajudar no posicionamento das páginas que ficarão com mais destaque nos resultados de busca. 

 

Para o processo de pesquisa das palavras, o próprio Google disponibiliza uma ferramenta que ajuda a escolher os melhores termos conforme o tema.

Desenvolva conteúdos de qualidade

A produção de conteúdo é um dos pilares do marketing digital, mais especificamente o marketing de conteúdo. Este é um método que consiste na criação de conteúdos relevantes e que abordam assuntos que são do interesse do público.

 

Materiais que despertam a curiosidade das pessoas e que sejam relacionados a especialidade do profissional é uma excelente estratégia.

 

No caso dos médicos especializados, por exemplo, em cirurgias gerais, focar na criação de conteúdos sobre diferentes tipos de cirurgias pode ser uma boa ideia. E no processo criativo, é possível explorar vários formatos como:

 

    • Artigos;
  • Podcasts;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Posts em redes sociais e blogs;
  • Imagens;
  • Webinars.

 

Estes são apenas alguns exemplos de formatos que os profissionais da saúde podem explorar e assim criar diferentes conteúdos que geram interesse no seu público-alvo.

 

É importante inserir as palavras-chave nos materiais e para desenvolvê-los com qualidade, é essencial entender as necessidades das pessoas.

Dicas de SEO: Investimentos em backlinks

Esta é considerada uma das melhores estratégias de SEO, devido à facilidade de implementação.

 

No entanto, os backlinks podem aparecer como um fator crítico de posicionamento, ou seja, podem ser exibidos de duas formas: links follow e nofollow.

 

É uma estratégia em que outras páginas fazem menção sobre determinado site, seja como referência ou fonte de dados relevantes.

 

Sendo assim, empresas de anéis de segmento podem se posicionar como autoridade no seu nicho de atuação, além de comprovar a qualidade de seus conteúdos.

 

Apesar de ser uma excelente estratégia, utilizar o link building não é algo tão simples. Uma maneira de facilitar o processo é se oferecer para escrever alguns conteúdos para as páginas relacionadas ao consultório médico.

 

Esse tipo de parceria é conhecida como guest post e os parceiros podem ser beneficiados, já que ambos recebem conteúdos interessantes e são mencionados em diferentes páginas, algo positivo para ambas as partes.

Dicas de SEO: URLs amigáveis

O jeito que a URL é estruturada pode fazer a diferença nas questões de posicionamento do seu site, e esta é uma das dicas mais simples de ser implementada, tanto na página de um consultório médico quanto na de um negócio especializado em placa de acm preço.

 

Para ter uma boa URL, o consultório médico de dermatologia deve focar no uso das palavras-chave.

 

É importante verificar se o endereço é fácil de compreender e de ser decorado pelos visitantes. URLs bem categorizadas tem até 60 caracteres.

 

Mais uma das dicas de SEO importante é ter um site responsivo, ou seja, que consegue se adaptar a diferentes dispositivos móveis.

 

Portanto, os profissionais da saúde não só podem, mas devem investir em SEO para ter uma forte presença online, com um site que tenha boas estratégias de marketing digital aplicadas, assim, os médicos podem ter mais visibilidade e sucesso.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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