Os backlinks nada mais são do que links posicionados de maneira estratégica dentro do texto para guiar o usuário pela página do blog e ou site. Sua missão é aumentar o conhecimento do leitor, ao mesmo tempo em que gera tráfego de qualidade.
Quando o assunto é otimizar as páginas e os conteúdos, as melhores estratégias são SEO (Search Engine Optimization) e link building. Isso porque eles ajudam as empresas a alcançarem os melhores posicionamentos nos resultados de pesquisa.
Existem mais de 170 fatores de ranqueamento usados pelo Google atualmente, mas são dois os que geram mais impactos. Um deles é a qualidade do conteúdo, visto que o material precisa responder a intenção do usuário.
O outro é o número de backlinks recebidos. Isso por si só já mostra a importância de trabalhar adequadamente a estratégia, caso contrário, a organização terá mais dificuldades para conseguir posicionamento e tráfego orgânicos.
Eles geram muitos impactos nas estratégias de SEO, e sua ausência pode ser prejudicial, mesmo que a página tenha um excelente conteúdo.
Este artigo vai explicar como começar uma estratégia de backlinks, quais são as principais ações para conseguir links, como otimizá-los e explicar um pouco mais sobre o conceito de backlinks e sua função.
Índice
Para começar uma estratégia de backlinks, primeiro é necessário desenvolver conteúdos compartilháveis. Isso significa criar um bom conteúdo, com qualidade e relevância.
Antes de tentar encontrar uma parceria, é necessário agradar a audiência por meio de materiais que incentivam o compartilhamento, tais como:
Somente assim uma clínica especializada em mini implante para fechar espaço estará pronta para fazer parcerias e conseguir backlinks. Buscar parcerias é uma estratégia fundamental porque não depende apenas do negócio.
É interessante criar relacionamentos com plataformas compatíveis com o nicho de atuação e que tenham autoridade naquilo que fazem.
Outra estratégia válida é investir em guest posts, que nada mais são do que conteúdos escritos por um parceiro convidado. A marca pode se propor a produzir conteúdo que agregue valor ao blog e com isso tem a permissão de inserir um link em seu site.
É uma forma de alcançar um público maior, ganhar mais notoriedade e autoridade, além de conquistar os backlinks.
Por fim, é muito comum que as marcas sejam mencionadas na internet, mas não recebam links em troca, entretanto, o Google enxerga muito valor nas menções. Isso porque elas transmitem autoridade e mostram que o site é uma referência.
Vale a pena rastrear as menções da empresa e entrar em contato com o administrador para sugerir o link. Para facilitar o trabalho, a organização pode utilizar o Google Alerts.
Existem várias estratégias que ajudam a conseguir mais links para o site, em uma delas é conhecida como link bait. Na verdade, é o método mais natural de todos indispensável para uma estratégia de link building.
Por meio dele, uma clínica de oftalmologia pode criar um conteúdo que os leitores vão gostar muito e que incentive compartilhamentos de informações sobre onde marcar cirurgia de catarata lente intraocular.
No entanto, é necessário trabalhar com alguma coisa que gere valor e diferencie a página do restante.
É fundamental criar conteúdo aprofundado, trazer dados exclusivos, mostrar pesquisas, utilizar gráficos e imagens inéditas e até oferecer ferramentas gratuitas.
Outra possibilidade são os links quebrados. São aqueles que apontam para páginas que já existiram, mas que hoje não possuem nenhum conteúdo ou apresentam erros, como o conhecido 404.
Se a empresa encontrar esses links, pode oferecer um conteúdo para repor aquele que está fora do ar ou até oferecer uma substituição do link, apontando para o site.
Entretanto, para encontrá-los, é necessário usar ferramentas específicas, como no caso do Check My Links, que embora seja gratuito, só consegue analisar uma página de cada vez.
Ao utilizá-lo, um fabricante de transformador de máquina de solda deve acessar o site de potenciais parceiros e rodar a ferramenta para saber se existem links quebrados.
Para qualquer marca, o melhor backlink é aquele que o concorrente não consegue, pois isso garante qualidade e ainda traz vantagem competitiva por receber um link de um domínio que outra marca não recebeu.
A ideia consiste em encontrá-los, descobrir o tipo de link, como ele foi feito e só então tentar prospectar o parceiro. Também existem ferramentas que ajudam a realizar esse trabalho e elas comparam o domínio da marca com o domínio de seus concorrentes.
Uma das formas de otimizar os backlinks é fazer um anchor text de maneira eficiente. Trata-se do espaço onde o texto é clicável, e a maneira como ele é utilizado pode afetar a relevância e a qualidade do link.
A otimização é muito simples, pois basta usar palavras-chave relevantes para as quais o texto é vinculado, pois isso melhora o contexto, tanto para os usuários quanto para os mecanismos de busca.
Nesse contexto, se a palavra-chave usada for “telefone de banho e tosa com uberpet”, então o link colocado dentro dela deve estar de acordo com o contexto.
Também é fundamental evitar o uso excessivo de palavras-chave exatas, pois usar sempre o mesmo anchor text vai parecer uma manipulação para os mecanismos de busca.
Para evitar que isso aconteça, recomenda-se o uso de sinônimos, palavras-chave de cauda longa e frases naturais.
É imprescindível ser descritivo e útil, informando ao usuário o que ele encontra ao clicar no link, e uma forma de fazer isso é usar textos descritivos que estejam de acordo com o conteúdo de destino.
Outra coisa muito importante para o negócio ao usar essa estratégia é obter backlinks de fontes diferentes, assim, a estratégia será muito mais saudável e natural. Além do mais, é uma prática que evita a penalidade por parte dos buscadores.
Até mesmo um empreendimento que oferece pintura metalizada automotiva pode diversificar as fontes colaborando com diferentes tipos de sites. Em outras palavras, deve-se estabelecer parcerias e colaborar com canais relacionados ao nicho de atuação.
Também é interessante variar os formatos de conteúdo, como artigos, podcasts, vídeos, infográficos e outros formatos que ajudam a atrair links de fontes variadas.
Finalmente, a marca pode e deve participar de eventos e conferências que estejam de acordo com seu setor para gerar oportunidade e conseguir backlinks de outros participantes.
Backlinks nada mais são do que links provenientes de um site que direciona o usuário para outro site. Para os buscadores, como o Google, são verdadeiros votos de confiança para uma página específica.
Eles nada mais são do que menções em forma de links que uma página faz para outras páginas de outro domínio.
Isso acontece quando o blog de uma corporação fala sobre a importância da radiografia e gamagrafia industrial e cria um link dentro desse termo que aponta para outra empresa especializada nesse processo.
Em outras palavras, os backlinks acontecem quando, dentro de determinado assunto e conteúdo, uma referência se mostra importante para trazer mais autoridade, enriquecer o tópico ou até para recomendar uma leitura para os usuários.
Sua função é fazer uma recomendação, e é interessante pensar dessa forma porque sempre que uma pessoa recomenda uma marca, produto ou serviço para outra, a recomendação é muito mais relevante do que qualquer estratégia de marketing.
Os backlinks funcionam praticamente da mesma forma, mas estão presentes nos canais digitais. Se alguém mencionar um conteúdo feito por uma entidade que trabalha com enchimento de torre de resfriamento, ele se torna uma referência sobre o assunto.
Quando outro site faz isso para uma página, está querendo dizer que ela é confiável e que oferece algo de alto valor sobre o assunto abordado. Isso faz toda a diferença para as estratégias de SEO.
Por mais que as exigências e os algoritmos dos mecanismos de busca passem por mudanças ao longo do tempo, o ranqueamento de um site continua sendo fundamental para gerar autoridade.
É por isso que quanto mais backlinks um conteúdo sobre ANTT registro receber, melhor será seu posicionamento nos resultados de pesquisa.
No entanto, embora a quantidade seja um fator importante, não deve ser visto como o mais importante, pois na verdade é preciso prestar muita atenção à qualidade das menções.
Os algoritmos estão cada vez mais inteligentes e sabem muito bem quando um conteúdo é útil, por isso, é fundamental que cada link recebido também seja de uma fonte confiável.
Existem várias estratégias de marketing que as empresas precisam trabalhar para conseguir um bom ranqueamento orgânico e uma delas são os backlinks.
Seja qual for o porte ou o segmento do negócio, ele precisa conquistar essas menções para melhorar ainda mais o desempenho de sua plataforma.
Várias técnicas e estratégias podem ajudar a consegui-las, a começar pela produção de um bom conteúdo.
Com isso, outras páginas vão enxergar o canal da marca como algo de valor e que pode colaborar com seus materiais, o que gera mais relevância e traz muitos benefícios para o negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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