Atraia clientes on-line: estratégias infalíveis em 2024

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Atrair clientes online é muito importante nos dias de hoje, visto que a presença digital não apenas amplia o alcance da marca, mas também possibilita que ela interaja com os consumidores, independentemente da localização.

A internet é um canal acessível para estabelecer relacionamentos com os clientes, além de oferecer ferramentas para personalizar as experiências de compra.

Por meio das estratégias de marketing digital, o negócio consegue segmentar o público de maneira mais precisa e otimizar o retorno sobre os investimentos.

Além disso, esse tipo de estratégia é muito importante para a visibilidade do negócio, ao mesmo tempo em que é capaz de influenciar as decisões de compra e construir uma reputação positiva.

Os canais digitais oferecem uma grande quantidade de informações e é exatamente isso que torna essencial a presença dentro deles. Os consumidores procuram soluções na internet, então, nada melhor do que construir uma presença nela.

Isso mostra que atrair clientes online deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade estratégica em qualquer segmento de atuação.

Diante disso, o texto vai mostrar quais canais de marketing são mais eficazes, como criar conteúdo relevante, como usar as redes sociais e os anúncios online e como otimizar a landing page para aumentar a conversão.

 

 

 

Melhores canais para atrair clientes

A empresa pode fazer uso de diferentes canais digitais para atrair clientes na internet, e entre as melhores opções estão:

 

 

 

  • Blog corporativo;
  • E-book;
  • Podcast;
  • Webinar;
  • Vídeos.

O blog corporativo é uma das melhores estratégias de marketing digital para atrair os consumidores, pois envolve publicar conteúdo de acordo com a jornada de compra do cliente e com as pesquisas que realiza.

Uma empresa especializada em fechamento de pia de cozinha em vidro pode publicar diferentes tipos de materiais no blog corporativo, como entrevistas, estudos de caso, infográficos, entre outras possibilidades.

O e-book, por sua vez, é um material mais aprofundado e valioso que os usuários podem acessar diretamente no blog institucional. Ele é mais completo do que um post e costuma focar em um assunto do interesse da persona.

O podcast é uma estratégia interessante porque muitas pessoas podem consumir o conteúdo enquanto realizam outras atividades, como trabalhar, fazer atividade física, dirigir, entre outros.

Para usá-lo na empresa, o ideal é criar um cronograma semanal para falar sobre temas relacionados ao negócio porque estejam de acordo com os interesses da audiência.

Os webinars se assemelham ao podcast, com a diferença de que se trata de uma transmissão ao vivo e que consegue criar um relacionamento mais próximo com o público.

O ideal é que seja ao vivo, pois uma das maiores características desse formato é o fato de facilitar a interação do público, por meio de perguntas e comentários, e isso aumenta o engajamento com a marca.

Por fim, uma empresa especializada em fechamento de varanda com vidro de correr pode criar vídeos, pois se trata do formato preferido entre os usuários.

Muitas marcas criam canais no YouTube para gerar conteúdo informativo, apresentar soluções ou até mesmo para divulgar materiais institucionais.

Para potencializar o sucesso da estratégia, eles precisam ser mais curtos e estar de acordo com a jornada de compra do potencial cliente.

 

 

 

Como criar conteúdo relevante?

O primeiro passo para criar conteúdo relevante é compreender a persona do público-alvo, ou seja, saber quais são as características do perfil de cliente ideal.

Essa estratégia está além de conhecer dados demográficos básicos dos consumidores, pois se aprofunda nos desafios enfrentados no dia a dia, desejos, entre outras questões.

O material também precisa estar relacionado a quem informação que está sendo procurada, mas a organização só vai conseguir abordar esses temas se conhecer muito bem seu público.

Ele precisa ajudar a persona a obter os resultados desejados, portanto, é fundamental que seja fácil de ser colocado em prática.

Se um fabricante de caixa para salgados atacado já sabe o que seu público gosta de consumir, então já pode produzir seus materiais seguindo essa linha, mas sem perder o nível do conteúdo.

As pessoas têm acesso a uma grande quantidade de informações na internet, por isso é muito fácil que deixem de se interessar por aquilo que a marca produz.

A qualidade do material é imprescindível, assim como manter ter um cronograma de publicação para que o público esteja sempre acompanhando e interessado.

Existem empresas que produzem materiais tão bons que criam um plano de assinatura para monetizar as produções.

É um erro acreditar que o blog só será atrativo para o consumidor se estiver abarrotado de conteúdos e com dezenas de publicações novas postadas na plataforma toda semana ou todos os dias.

Isso não é verdade, uma vez que ter que produzir tanta coisa pode prejudicar a qualidade, consequentemente, o material vai conseguir transmitir valor para o usuário.

Para uma clínica de ultrassom microfocado olhos , o melhor a se fazer é focar em uma estratégia efetiva, trabalhando em cima daquilo que o público realmente quer.

Como usar as redes sociais?

 

As redes sociais são excelentes plataformas para atrair clientes online, assim como os anúncios. No caso das mídias sociais, uma das coisas mais importantes é saber distinguir o público e o objetivo de cada plataforma.

Existem várias opções e cada uma possui seu próprio público, assim como é focada em diferentes tipos de conteúdo.

Um bom exemplo é o LinkedIn, focado em publicações corporativas e que costuma ser muito usado pelas empresas B2B (Business To Business) para se comunicar com seus clientes, assim como para encontrar novos colaboradores.

Por outro lado, o Instagram é voltado para o compartilhamento de conteúdos visuais, como fotos e vídeos, e costuma ser usado por empresas que querem destacar seus produtos na internet.

Depois de analisar as redes sociais sob esses aspectos, também é necessário ponderar sobre quais delas combinam mais com as características da persona.

Por exemplo, para uma empresa especializada em escoramento de laje maciça que deseja impactar o público com faixa etária entre 40 e 60 anos, é muito mais fácil encontrar essas pessoas no Facebook do que no TikTok.

Depois a marca deve definir estratégias para cada rede social, por meio de conteúdos que sejam compatíveis com o foco do canal.

 

 

 

Como otimizar a landing page?

A landing page é uma página usada para captar leads, e para utilizá-la, uma das estratégias mais importantes é esclarecer o valor da oferta. O usuário precisa saber claramente qual é a proposta, como assinar uma newsletter ou baixar um e-book.

Também é indispensável criar um design leve e fácil, para mostrar um visual atraente e que realmente chame a atenção do visitante.

Uma confecção de calça brim masculina para trabalho só vai alcançar seu objetivo se a página de conversões tiver uma boa chamada para ação, deixando claro para o visitante qual ação ele precisa realizar.

Quanto ao formulário de contato, não pode ser muito extenso, pois isso pode fazer com que o usuário desista de preencher.

 

 

 

Como nutrir os leads?

Nutrir os leads é essencial para fazer conversões, e o primeiro passo é determinar quem é a persona e em qual etapa da jornada de compra ela se encontra.

A persona engloba necessidades, objetivos, necessidades, linguagem, escolaridade, entre outras informações pertinentes, mas além de definir esses aspectos, saber em qual etapa da jornada ela se encontra é crucial para criar o conteúdo certo.

Uma confecção de macacão para buffet infantil também precisa usar os materiais certos e na ordem adequada. Por exemplo, para os leads que estão na fase de descoberta, os vídeos e e-books introdutórios são as melhores opções.

Agora, para aqueles que já estão considerando a solução, depoimentos de clientes e cases de sucesso ajudam a levá-lo para a fase de conversão.

O e-mail marketing também ajuda muito nesse processo, principalmente se houver um fluxo de mensagens. Por exemplo, no e-mail 1, a empresa pode convidar o indivíduo a assistir seu webinar.

No segundo e-mail, uma confecção de uniforme profissional para copeira pode mostrar um pouco mais sobre os benefícios de seus produtos no dia a dia dos funcionários de seu potencial cliente.

Só que é muito importante ter atenção ao layout e ao assunto do e-mail para que seja bem recebido e lido pelo destinatário. Também precisa de uma chamada para ação para incentivar a conversão.

 

 

 

Considerações finais

Atrair clientes online é muito importante para qualquer negócio que queira cultivar uma boa presença digital.

O mundo está cada vez mais conectado, o que significa que as pessoas estão online o tempo todo, por isso, nada melhor do que encontrá-las na internet.

Os canais e estratégias digitais oferecem todo o recurso necessário para que a organização consiga atrair seu público-alvo e convertê-los em clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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